Seja bem-vindo
Brasília,05/03/2024

  • A +
  • A -
Publicidade

VÍDEO: Fortes tempestades atingem estado da Califórnia; 1 pessoa morreu

g1.globo.com
VÍDEO: Fortes tempestades atingem estado da Califórnia; 1 pessoa morreu
Publicidade

Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos registrou rajadas de vento de pico de 70 mph (112,6 km/h) em vários locais do estado. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência. Forte tempestade atinge grande parte da Califórnia
Fortes tempestades e ventos com força de um furacão atingiram a Califórnia, nos Estados Unidos, no último domingo (4). O impacto cortou a energia de quase 900 mil pessoas, além de inundar diversas regiões do estado norte-americano (veja vídeo acima).
O impacto foi tão grande que o governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência em oito regiões da Califórnia, onde moram aproximadamente 20 milhões de pessoas. Alerta de enchentes foram emitidos em Los Angeles, Santa Bárbara e San Luis Obispo.
"Esta é uma tempestade grave com impactos perigosos e potencialmente mortais", disse o governador.
✅ Siga o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
O Serviço Meteorológico Nacional dos Estados Unidos registrou rajadas de vento de pico de 70 mph (112,6 km/h) em vários locais do estado. A agência meteorológica também colocou o alerta de “alto risco de chuvas", em grande parte do sul da Califórnia.
“Esta é uma tempestade um tanto incomum", afirmou Daniel Swain, cientista do Instituto de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Universidade da Califórnia (UCLA, na sigla em inglês).
As cidades de Santa Bárbara e Los Angeles emitiram ordens de evacuação para alguns habitantes, devido ao risco de inundações que podem ser fatais.
Os meteorologistas acreditam que a forte tempestade terminará entre terça e quarta-feira (7). Eles preveem chuvas quase ininterruptas e por 48 horas em diversas regiões da Califórnia.
Há ainda a expectativa de os ventos fortes continuem derrubando árvores e, consequentemente, as linhas de energia, deixando diversas regiões sem luz, informou o Serviço Meteorológico Nacional.
No último inverno, de 2022 para 2023, por conta das fortes chuvas no estado, diversas inundações foram registradas, além de deslizamentos de terras, e cerca de 21 pessoas morreram.
No norte do estado, um homem morreu quando uma árvore caiu sobre ele no quintal de sua casa, informou a polícia da cidade de Yuba.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.